quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Brincadeira ou Impunidade!!

Foi, no mínimo, angustiante!
Hoje, na saída do colégio, me deparei com uma cena que me deixou primeiro assustada, depois, indignada!
Como eu estava adiantada resolvi abastecer o carro e depois pegar meu filho. Andando pelas ruas secundárias (fundos do colégio) me deparei com uma cena muito deprimente: Nas proximidades do colégio havia muitos adolescentes andando juntos. Eles formavam dois grupos muito distintos: Por um lado, adolescentes, quase em sua maioria “meninos” com o rosto coberto por camisetas para não serem identificados, aglomerados como se fosse uma “gangue” com vários objetos nas mãos (não consegui definir exatamente os objetos) jogando no outro grupo de adolescentes também, estes por sua vez com os rostos a mostra, alguns sem camisetas que revidavam a “artilharia”.  No meio disso tudo, circulava viaturas da brigada militar, onde alguns policiais tentavam acalmar os ânimos e restaurar a paz, e os carros dos pais que estavam aí para buscar seus filhos.
Os portões do colégio foram fechados para proteger os alunos aguardavam os pais que por sua vez entravam no estacionamento somente quando dava uma “brecha”no caos externo. Quando consegui entrar no estacionamento, fui informada que os adolescentes em questão eram do próprio colégio, alunos do terceiro ano, que tradicionalmente fazem essas “manifestações” para marcar o que eles consideram o último dia de aula. Aí, veio minha indignação!
Como podemos aceitar este tipo de atitude de “pessoas” que se dizem preparados para escolherem profissões e serem adultos?
O que presenciei, mais parecia um “arrastão”! Só que não se tratava de criminosos assumidos, não se tratava de pessoas excluídas pela sociedade, não se tratava de marginalizados, eram adolescentes que estão se formando num colégio de renome, adolescentes dentro de suas roupas de “marcas” estampando um sorriso vitorioso que não enfrentam nenhum tipo de exclusão ou privação.
Se isso acontece anualmente, porque nada é feito para evitar?
A “brincadeira” está tomando proporções inaceitáveis. O que está faltando para que uma atitude mais severa seja tomada? Estamos esperando que uma fatalidade aconteça?
 Se nada justifica a violência, o que justifica estas atitudes?
Instalar o terror para satisfazer o prazer de se divertir?
Quem estamos formando?
Quem estamos educando?
Essa é a nossa próxima geração de adultos?
Estamos educando adolescentes sem limites e vamos pagar caro pela nossa omissão!

Arlete

Nenhum comentário:

Postar um comentário