sexta-feira, 25 de março de 2011

"Montanha Russa"

É fato que lembro mais de escrever quando estou triste. Isso acontece comigo desde criança. Outro dia minha mãe lembrou-me da quantidade de vezes que me usei deste artifício para expressar meus sentimentos de tristeza e decepção em determinadas situações. Lembrou-me também da quantidade de vezes que lhe escrevi para dizer-lhe qualquer coisa que eu achasse importante. Na época, eu dizia para que ela guardasse tudo e me lembrasse daquilo quando eu fosse adulta.
Não sei se meu filho escreve sobre suas aflições, tristezas e decepções, mas é fato que eu continuo fazendo isso. Continua sendo uma forma de desabafar e seguir em frente com meus propósitos educativos e princípios. Não estou triste agora, apenas quero deixar registrado o momento.
 Hoje sendo mãe de um adolescente, que na maior parte do tempo vive em seu mundo (onde não estou incluída), percebo que a maternidade é o amor mais intenso que um ser humano feminino pode sentir. Nossos sentimentos se igualam aos de uma montanha russa: passamos de uma alegria enorme para a mais profunda tristeza.
Somos mendigos de atenção e de carinho de nossos filhos. Fazemos absolutamente tudo o que podemos para agradá-los e dar a eles tudo o que julgamos ser necessário e também desnecessário. Justificamos toda e qualquer atitude egoísta e de desdém que possa vir destes seres (nossos filhos). Fazemos “vista grossa” para suas grosserias e nos consolamos pensando que eles passarão desta fase e se tornarão adultos mais gentis, mais atenciosos, mais amorosos e menos preconceituosos. Imploramos sua atenção, seu carinho e seu amor. Fazemos de conta que não ouvimos o que magoa e esquecemos rapidamente de tudo isso quando eles nos dão um sorriso. Se formos frias ao pensarmos nisso, nossos valores em relação aos nossos filhos são os mesmos valores que as prostitutas têm em relação aos seus clientes: Elas fazem tudo para agradá-los em troca de seu dinheiro, nós, fazemos tudo em troca de seu amor ou pelo menos por alguns minutos de sua atenção.
Bjs
Arlete

Nenhum comentário:

Postar um comentário