quarta-feira, 12 de maio de 2010

Festas de adolescentes

Tive a oportunidade, nesta semana, de estar presente á uma reunião de pais para decidirmos alguns ítens relacionados com a formatura de oitava série de nossos filhos. Fiquei impressionada com a intenção de transformar este momento em “mega-evento”. Parecia que estávamos decidindo uma festa de casamento (ou no mínimo de 15 anos). Estavam presentes á reunião, pais que já passaram por este evento para prestarem depoimentos sobre o que nos aguarda. Fiquei imaginando quando estes adolescentes se formarem no terceiro ano ou na faculdade- acho que a festa será na Lua, com direito a um passeio fora da nave que os levará até lá.

Alguns pais presentes (poucos) manifestaram a intenção de deixar para os adolescentes decidirem praticamente tudo. Eu discordo! Acho que eles podem decidir vários itens, porém um deve ser única e exclusivamente assunto dos pais: segurança!

Concordo com o pensamento de um dos presentes: Na adolescência o fato mais marcante é o fato deles transgredirem limites para crescerem e definirem suas personalidades, mas aí eu pergunto:

Quando os limites não existem, o que vão transgredir?

Arlete


Um comentário:

  1. Arlete,

    Quando tudo isso vai passar? Limites, transgressões, sonhos, historias para contar, riri de tudo isso, chorar em alguns momentos. Que fase é esta da adolescência? Cada vez temos mais surpresas e desafios. Mas que bom que temos uns aos outros. Boa semana.
    Mara

    ResponderExcluir