terça-feira, 27 de abril de 2010

Não te metas na minha vida!




Hoje, quando escuto meu filho gritar:
NÃO TE METAS NA MINHA VIDA!
Penso que eu poderia responder:
FILHO, UM MOMENTO,NÃO SOU EU QUE ME METO NA TUA VIDA, FOSTE TU QUE TE METESTE NA MINHA!
Fazem muitos anos, graças a Deus, e pelo amor que teu pai e eu sentimos, chegaste às nossas vidas e ocupaste todo nosso tempo.
Ainda antes de nascer, eu me sentia mal, não conseguia comer, tudo o que comia, vomitava. Teu pai teve que se dividir entre as tarefas do seu trabalho e as da casa para me ajudar. Nos últimos meses, antes de nascer, eu não dormia e não deixava teu pai dormir.
Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que grande parte do que ganhávamos era gasto contigo, para pagar um bom médico que me atendesse e me ajudasse a ter uma gravidez saudável, na maternidade, em comprar um guarda-roupa etc.
Eu não podia ver nada de bebê, que não o quisesse para ti, compramos tudo o que podíamos, contando que tu estivesses bem e tivesses o melhor possível.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Chegou o dia do teu nascimento:
Você chegou antes do previsto, desorganizou nossas agendas, nossa rotina. Atravessou tudo o que estávamos fazendo. Desde a primeira noite não dormimos.
A cada três horas, como se fosses um alarme de relógio, despertavas para te dar de comer. Outras, porque te sentias mal e choravas e choravas, sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que te tinhas, muitas vezes chorei contigo, por não saber como agir.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Começaste a andar e não sei quando foi que tive que andar mais atrás de "ti",
se quando começaste a andar ou quando pensaste que já sabias. Já não podia sentar-me tranquila, ler um jornal, ver um filme ou a minha novela favorita, porque quando acordavas, te perdia da minha vista e tinha que sair atrás de ti para evitar que te machucasse.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Ainda me lembro do primeiro dia de aula. Quando tive que telefonar para um cliente e dizer que não podia ir. Já que tu, na porta do colégio, não queria me soltar e entrar. Arregalava teus olhos, apertava minha mão e pedia-me que ainda não fosse embora.
Tive que entrar contigo na escola, e fazer a fileira de entrada para ficar ao teu lado, algum tempo, para que fosse te acostumando.
Depois de alguns dias, já não me pedia que ficasse e até esquecia de se despedir
quando saía do carro correndo para te encontrar com os teus amiguinhos.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Foste crescendo, já não querias que te levássemos às festas na casa de teus amiguinhos, nos pedia que parássemos na entrada do local da festa para te deixarmos e que só chegássemos na festa apenas na hora em que ela terminasse.
Porque já eras "cool“, independente, não queria chegar cedo em casa. Aliás, tinhas que ser o último a sair.
Te incomodava quando te impuséssemos regras.
Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que te voltasses contra nós, como se os conhecesses a eles toda a tua vida e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para ti.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Cada vez sei menos de ti por ti mesmo , sei mais pelo que ouço dos demais.
Já quase não queres falar comigo, diz que apenas sei reclamar, e tudo o que faço está mal, ou é razão para que rias de mim, te pergunto:
Como, com esses defeitos, pude dar-te o que até agora tens tido?
Passo noites em claro e, consequentemente, não deixo teu pai dormir dizendo que você ainda não ligou para irmos te buscar e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são 3h e as horas não passam.
Até que, por fim, podemos dormir quando você já está deitado em tua cama.
(NÃO METER-ME NA TUA VIDA?!!!!!)
Já quase não falamos, não me contas as tuas coisas, te aborrece falar com “velhos” que não entendem o teu mundo. Agora só me procuras quando tens que pagar ou comprar algo ou quando necessitas de dinheiro para o colégio, ou para se divertir.
Ou pior ainda, te procuro quando tenho que chamar tua atenção.
Mas estou seguro que diante destas palavras:
"NÃO TE METAS NA MINHA VIDA", podemos responder juntos:

FILHO, NÃO ME METO NA TUA VIDA POIS FOSTE TU QUE TE METESTE NA MINHA. TE ASSEGURO QUE DESDE O PRIMEIRO DIA ATÉ O DIA DE HOJE, NÃO ME ARREPENDO QUE TE TENHAS METIDO NELA E A TENHA TRANSFORMADO PARA SEMPRE!
Arlete

2 comentários:

  1. Arlete,
    É exatamente como me sinto em muitas situações.Não se meter na vida deles se eles é que chegaram e tomaram conta?
    Este teu texto me emocionou, chorei! Pois as vezes sinto muito com estas atitudes deles. Mas acredito que tudo passe e que um dia terão a consciência de quanto nós metemos na vida deles para que tudo seja melhor, tudo saia melhor. E mais, vamos continuar nos metendo muiiiiiiiito. Azar o deles. bjs mara

    ResponderExcluir
  2. Este texto é quase um mantra para mães de adolescentes e de "jovens-adultos". E quanto antagonismo acontece nestas fases. São prematuros, porque acham que podem tudo aos 13/14 anos. E são pós-maturos, porque quando convém, os 20 anos também representam 13/14. E nós seguimos ali, sempre prontas para aquela repreensão de ontem, quando insistiam em colocar o dedo na tomada, e de hoje porque os choques da vida são mais fortes. Prontas para aquele colo de ontem, quando o sono insistia em ser tardio, e de hoje, porque o sono, longo demais às vezes, também é motivo de preocupação. Hoje eles reclamam. Amanhã vão pedir para que nos metamos mais em suas vidas. E nós, já nem tão firmes e nem tão fortes, continuaremos ali, sempre preparadas para nos metermos na vida deles. Que coisa, boa, né? Parabéns pelo texto, Arlete.

    ResponderExcluir